Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Casimiro, Giovanna Graziosi |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-08062021-151941/
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Resumo: |
Esta tese e pesquisa teórico-crítica no campo dos fundamentos da Arte e da Arquitetura propõe o conceito de \"patrimônio open source\" e debate a condição das memórias digitais no presente. A pesquisa levanta as hipóteses de cooptação dos dados digitais e destituição das instituições de cultura, apresentando a emergência de um regime cultural dominado pelas empresas de dados. Neste contexto, debate-se a possibilidade de disrupção e subversão do regime de cooptação em curso, e como os memoriais digitais permitem a horizontalização das narrativas históricas. Deste modo, o patrimônio open source é um conceito que se associa tanto à responsabilidade coletiva quanto à memória. Este novo modelo open source coloca o indivíduo no centro de decisão, evidenciando que o patrimônio não é um objeto externo, mas, sim, parte da vida comum, das decisões cotidianas. Por fim, o patrimônio open source se configura pela tática de anticooptação da memória, na tentativa de abertura enquanto antídoto às supremacias, pré-edições e engessamentos da memória. |