Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Patutti, Danilo Ulhano |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-08122022-155231/
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Resumo: |
O presente trabalho investiga a educação (paideía) da atenção no ensinamento de Epicteto de Hierápolis. A principal característica formativa de seu ensinamento é a educação da vontade, por meio do treinamento dos três tópicos da capacidade de escolha (proaíresis), segundo o Teorema Ontológico. Entretanto, parece haver outra característica importante: o desenvolvimento da atenção. Embora a palavra prosokhé seja rara nas Diatribes e no Enquirídio de Epicteto, o seu significado parece estar presente nas passagens nas quais Epicteto incita os seus alunos a prepararem-se para o enfrentamento das representações (phantasíai). Nesses casos, ele discorre sobre ter à mão (prókheiron) os princípios filosóficos e a regra de vida, para não se assentir às representações sem antes examiná-las, isto é, sobre a prontidão (prokheirótes) necessária para julgá-las conforme a verdade. No capítulo Sobre a atenção (Perì prosokhês), Epicteto afirma explicitamente que o pior dos hábitos é o de não prestar atenção e, em seguida, o de diferir a atenção. Segundo ele, se não se relaxa a atenção é possível tender constantemente ao não cometimento de erros, logo, infere-se que as expressões utilizadas para indicar prontidão, como ter à mão e lembra-te! (mémneso), pressupõem uma atitude de atenção. O treinamento e o cultivo da atenção são tão importantes quanto os da proaíresis, pois a atividade desta não pode ser realizada distraidamente, sob o risco de não se utilizar a razão para operá-la. Assim, a atenção parece ser condição necessária para o bom uso das representações e para o aprendizado da arte do viver. Investigar-se-á o que é a atenção, pois parece haver no ensinamento de Epicteto uma educação e um cultivo da atenção tão fundamentais quanto o aprendizado do uso da capacidade de escolha segundo a Natureza. |