A Filosofia como dissolução do Ceticismo: uma análise do debate que movimentou a virada do século XVIII

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Araujo, Leandro Holanda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-21072021-190408/
Resumo: O esforço de conciliação entre a fé e a razão está longe de ser uma inovação de Leibniz, na medida mesma em que a escolástica deixou uma longa literatura a respeito. Contudo, a grande inovação da modernidade está em ir além do escopo escolástico, oferecendo novas perspectivas sobre o mesmo assunto: de um lado, Pierre Bayle e o seu cético cristianismo; de outro lado, está a tentativa de Leibniz de desenvolver uma \"ciência da justiça de Deus\". Contrário à tentativa de congraçamento entre a razão e a fé, assunto o qual a escolástica deixou uma longa literatura a respeito, Pierre Bayle afirmava que a razão humana é um princípio de destruição e não de edificação, sendo impossível uma tal conciliação. Para ele, os dogmas cristãos estão muito acima do que a razão é capaz de alcançar, uma vez que eles se enraízam em mistérios que a ultrapassam, estando o cristão condenado, pois, a perder no debate contra o cético. Inconformado com essa afirmação de Bayle, mas observando aquilo que acreditava ser falhas cometidas pela escolástica, Leibniz buscou dar uma resposta que satisfizesse os problemas bayleanos, mas que não caísse nos erros escolásticos. Segundo ele, esses últimos se davam em razão de um pensamento demasiadamente teológico e de uma filosofia a mercê da teologia. Leibniz propôs, então, desenvolver um inovador estudo acerca dos mistérios da justiça de Deus, a Teodiceia, que poderia encontrar a fórmula para dissolver o ceticismo, o qual manduca e ceva das controvérsias cristãs. Tal doutrina, se não pode compreender os mistérios da justiça divina, ao menos pode recoloca-los num outro patamar, mais objetivo e vigoroso contra as supostas contradições que lhes são apontadas. Assim sendo, o objetivo desta dissertação é, a partir da apresentação dos principais pontos do debate entre Bayle e Leibniz, analisar algumas questões que decorrem dele para finalmente mostrar - escapando dos problemas presentes nas tentativas dos medievais - como a filosofia pode ser um caminho para resolver algumas supostas inverossimilhanças nos dogmas da fé. Para isso, foram estudados, como base principal na exposição da problemática, os Ensaios de Teodiceia de Leibniz, e, como suporte fundamental para a sua contraposição, o Dictionnaire Historique et Critique.