A bola rolou: o velódromo paulista e os espetáculos de futebol (1895/1916)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Gambeta, Wilson Roberto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-01102014-162931/
Resumo: Trata-se de um estudo sobre a constituição dos espetáculos esportivos na cidade de São Paulo, entre o final do século XIX e o início do XX. São investigados os espetáculos relacionados ao turfe, ao ciclismo e, particularmente, ao futebol. A tese examina a passagem histórica dos esportes individualizados, com apostas, para as disputas entre equipes de atletas, baseadas apenas no mérito. Analisa também a importância do estádio como espaço de sociabilidade, com atenção especial sobre o Velódromo Paulista, uma arena para exibições esportivas que existiu no bairro paulistano da Consolação, entre 1895 e 1916. O universo da moderna cultura urbana é relacionado às transformações ocorridas dentro das famílias da elite de origem rural, algumas das quais tiveram atuação destacada na organização dos espetáculos atléticos. O estudo chamou atenção para o papel dos esportes no processo de modernização do estilo de vida urbana. Examinou o aparecimento do clube esportivo como entidade da sociedade civil e a transformação das agremiações atléticas, originalmente constituídas por rapazes, em associações para o congraçamento familiar. As análises apontaram para a função mediadora ocupada pelo clube esportivo entre a esfera privada do lar e as organizações político-partidárias. Ao acompanhar o processo histórico de ressignificações da ética esportiva importada da Europa, o autor observou que o futebol era divulgado no meio urbano paulista como pedagogia social conservadora e os espetáculos assumiram a função de transmitir os valores morais defendidos pela elite. Notou as deficiências das relações entre a educação física escolar e os jogos informais de futebol espalhados pela cidade, bem como as características clientelistas do futebol amador da época. Revelou a emergência do profissionalismo acobertado pela moral do amadorismo. Acompanhou a tumultuada constituição dos órgãos federativos em âmbito regional e nacional, mostrou que a partir da segunda década do século XX os espetáculos de futebol ganharam grande importância nas relações políticas nacionais e na diplomacia entre os países do Cone Sul