Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Henno, Juliana Harrison |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-21032017-104202/
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Resumo: |
A presente pesquisa pretende examinar a imagem digital decorrente da aproximação das artes visuais com as tecnologias CAD/CAM e os sistemas biológicos de criação. Essa imagem de base computacional e de característica emergente encontra na fabricação digital a oportunidade de se materializar tendo em vista a compatibilidade tanto no sentido da concretização da complexidade da forma quanto da possibilidade de sua singularização seriada. Mais especificamente, pretende-se abordar como os processos e as técnicas de produção digital, ao viabilizarem a geração e materialização da imagem complexa, têm interferido no modus operandi do artista visual, ampliando as formas de operar e representar no campo das Artes ao servirem como instrumento para o desenvolvimento e a representação de novas poéticas. Por meio da referência teórica, da leitura de obras e dos trabalhos práticos experimentais, pretende-se explorar de que forma o artista se apropria dos meios de produção digitais e dos processos generativos de criação, explorando-os como uma linguagem inovadora, que por sua vez amplia e potencializa, a níveis antes insuspeitáveis, as formas de expressão e execução de sua obra. Intenta-se avaliar de que maneira o processo de caráter numérico pode interferir no processo criativo e poético do artista visual de modo a promover novas possibilidades expressivas e, dessa forma, explorar potenciais até então pouco usuais no campo das artes. A tese usa como principais fundamentações teóricas para lançar as bases para o entendimento da relação cada vez mais estreita entre arte e tecnologia as discussões de Taylor (2014), Machado (1997b), Couchot (2003), Lévy (1996), Laurentiz (1991), Moles (1990) e Plaza & Tavares (1998), que investigam a introdução do numérico no campo artístico. Já as discussões de Manovich (2010), Galanter (2010), Couchot (2010), Johnson (2001), Whitelaw (2006) e McCormack (2014) abordam teorias a respeito da complexidade da imagem e esclarecem processos e modelos de sistemas naturais passíveis de emergência. Para apresentar a tecnologia de fabricação digital e seu potencial criativo, a tese se apoia nos autores Kolarevic (2001), Mitchel & McCullough (1995), McCullough (1996), Todd & Latham (1992) e Ganis (2004). Reflexões a respeito da convergência entre os conceitos de emergência e de fabricação baseiam-se nas discussões de Labaco (2013), Whitelaw (2006; 2015) e Moura (2013). |