A gravura como difusora da arte: um estudo sobre a gravura brasileira no final do século XIX a partir da análise dos textos e produão crítica de Félix Ferreira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Arnone, Marianne Farah
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-02022015-153549/
Resumo: A finalidade deste trabalho é estudar a gravura brasileira nas três décadas finais do século XIX a partir da produção crítica do escritor, jornalista, editor e historiador Félix Ferreira (Rio de Janeiro, 1841-1898). O foco do trabalho pauta-se na reflexão sobre a gravura tendo como ponto de partida a análise dos trabalhos desse autor que foram estudados durante a minha Iniciação Científica (2008-2010). Por meio da análise desses materiais de autoria de Félix Ferreira, localizados durante o período de pesquisa, notou-se forte preocupação do autor com a consolidação de um ensino artístico profissionalizante no Brasil que buscasse aliar a instrução teórica à prática, em contraposição ao ensino teórico intelectual de caráter humanístico e literário que então predominava nas instituições de ensino. Ele acreditava ser o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro o ambiente adequado à concretização dessas aspirações, tendo em vista o desenvolvimento do que denominava \"artes aplicadas\", \"artes mecânicas\" ou \"artes industriais\". A questão da gravura é recorrente em seus textos, sempre defendendo o ensino das técnicas, incentivando sua prática e apontando a necessidade de áreas de formação por meio da criação de cadeiras dedicadas à gravura nas instituições de ensino. Destaca-se, nesse contexto, o projeto de Ferreira para a proliferação das publicações ilustradas, sobretudo aquelas destinadas aos temas artísticos e a difusão das obras de arte por meio da imagem gráfica. Tendo em vista todas essas questões, pretendo investigar as ligações do autor com o desenvolvimento da gravura no Rio de Janeiro nas décadas finais do século XIX.