Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
1998 |
Autor(a) principal: |
Casellato, Cristiana Serrão |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12122014-145321/
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Resumo: |
Como toda Dissertação de Mestrado este trabalho não visou chegar a nenhuma comprovação e sim a uma verificação dos requisitos básicos para a criação de um programa adequado dentro das necessidades básicas da nossa cidade na área de museus assim como da Arte Brasileira e suas manifestações artísticas, acarretando um aprofundamento no conhecimento da arquitetura de museus e da arquitetura como um todo, através de uma atualização das correntes arquitetônicas, das novas tecnologias, dos novos materiais e de um novo sistema museológico, evidenciando um novo papel do museu e da arquitetura de museu no mundo atual. Espero ter demonstrado, através dos trabalhos programados realizados entre 1994 e 1995 e da proposta de um museu para a exposição de arte contemporânea no segmento das instalações e propostas interativas realizado entre 1996 e 1997, o conhecimento adquirido e modestamente poder ter contribuído com o aprendizado nesta área. Assim a Dissertação intitulada \"Arquitetura de Museus\" foi dividida em duas partes: Pesquisa e Projeto. A Pesquisa denominada \"Arquitetura de Museus - A Produção Mundial Arquitetônica em Exposição\" foi dividida em quatro partes; 1. \'O Mundo dos Museus\' com uma abordagem evolutiva da história dos museus no mundo. 2. \'O Museu e seus Visitantes\' trata das relações do museu com seu usuário, as partes integrantes do museu e sua estruturação dentro de um programa proposto. 3. \'1970-1995\' apresenta um painel da produção mundial da arquitetura de museus e finalizando com a relação de 15 projetos divididos em 5 áreas, a saber; Reestruturação, Anexos e Ampliações, Projetos Completos, Galerias e projetos. 4. \'Conclusão\' visa salientar os pontos positivos subsequêntes desta corrida arquitetônica e evolução museológica observada nos últimos 25 anos, bem como suas causas. O Projeto derivou da constatação da necessidade de um museu para a cidade de São Paulo dentro dos padrões museológicos atuais e mundial, visando preencher uma lacuna existente no segmento das instalações e artes interativas como modo de expressão artística, além de um espaço urbano destinado à arte como um centro de atividades múltiplas, comerciais educacionais e de lazer. É muito importante destacar que o intuito, tanto da pesquisa como do projeto não foi, em momento nenhum, fixar um paradigma de museu. O que ocorreu, isto sim, foi a verificação da possibilidade de idealidade de um museu para com o seu programa, seu tema e seu caráter previamente propostos. |