A realidade incoerente do design em plataformas digitais: uma análise crítica sobre a percepção de designers sobre sua atuação profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Costa, Ana Carolina Ribeiro Ferreira da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-08022024-110146/
Resumo: Dentro das ciências sociais há pelo menos duas décadas já se discute a Economia de Plataforma segundo a perspectiva das consequências que tais modelos de negócio geram nas vidas de quem consome ou trabalha em plataformas digitais. No entanto, ainda é pouco conhecida a percepção que os trabalhadores que as projetam e as programam, também conhecidos como trabalhadores da tecnologia, têm sobre seus próprios objetos de trabalho. Dentro desse recorte, a visão que designers têm sobre seu próprio trabalho é ainda menos explorada. Desse modo, a presente dissertação tem por objetivo investigar, a partir de uma visão crítica sobre a prática profissional, o que pensam e como se posicionam os designers que atuam em empresas plataforma, observando especialmente suas percepções sobre os usuários para os quais projetam. Para tanto são mobilizadas referências teóricas sobre o UX Design e a Economia de Plataforma, de modo a compreender e de!inir como se dá a prática de design dentro do contexto de empresas plataforma. Os procedimentos metodológicos adotados neste estudo baseiam-se na abordagem denominada Teoria Fundamentada em Dados. As atividades de pesquisa foram executadas em duas etapas, sendo a primeira pautada em revisões de literatura (exploratória e sistemática) e a segunda na realização de entrevistas com dezoito designers profissionais. Para tratamento e consolidação dos dados levantados nas entrevistas utilizamos o método do diagrama de a!inidades. Como principal resultado apresentamos a visão que designers têm sobre seu trabalho, incluindo o relacionamento que desenvolvem com usuários, e como a prática se desenvolve no mercado. Demonstramos como o design hoje, dentro de empresas plataforma, tem por objetivo primordial atender às necessidades das organizações, não às dos usuários, tal como a retórica do UX Design prega. Por fim, a presente dissertação contribui para o avanço do conhecimento acadêmico na medida em que apresenta um mapeamento e uma análise crítica sobre a visão que a classe trabalhadora dos designers, neste âmbito profissional, têm sobre si mesma.