A sincronização em dois ritmos da canção: uma observação experimental acerca da fala cantada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Santos, Cássio Augusto Alves de Andrade
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-27092012-120540/
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo acerca da fala cantada com o português brasileiro inserido no contexto da canção popular. Utilizando como base o processo de sincronização entre os pares de quatro duplas de cantores, elaboramos um experimento fatorial com dois fatores, denominados Ritmo da Canção e Ponto de Observação de Sincronização. Com o fator Ritmo da Canção, buscamos observar se a fala cantada inserida no contexto sincopado, no caso o da bossa-nova, é mais difícil de ser realizada quando comparada a mesma inserida no contexto não sincopado, aqui o do rock. Com o fator Ponto de Observação de Sincronização buscamos observar se os sujeitos têm a mesma capacidade de sincronização em inícios e em finais de frases. Ambos os cálculos foram realizados através das medidas das lags, diferença temporal entre os Pontos de Observação de Sincronização dos cantores de uma mesma dupla, ou seja, ora separamos as lags por canções (fator Ritmo da Canção), ora separamos por ponto (fator Ponto de Observação de Sincronização). Em paralelo, e de forma a complementar o estudo fonético-acústico, observamos o desenvolvimento métrico-acentual das canções, comparando os acentos lingüísticos e os musicais das canções utilizadas. O conjunto de resultados obtidos por meio de cálculos estatísticos e as observações métricoacentuais indicam que os cantores apresentam maior facilidade em realizar a tarefa pedida cantar o mais sincrônico possível no contexto no qual o ritmo de acompanhamento das canções não era sincopado, assim como indica maior facilidade em sincronizar nos finais de sentenças.