Beatriz Balzi e o piano da América Latina: a música erudita deste continente analisada a partir das gravações da pianista na série de CDs Compositores Latino-Americanos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva, Eliana Maria de Almeida Monteiro da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-20052014-154114/
Resumo: Este trabalho foi dividido em duas partes, por se tratar de uma pesquisa em que assuntos se complementam sem abrir mão de sua importância individual. Estes assuntos são a figura da pianista Beatriz Balzi e a música erudita latino-americana para piano. Seus caminhos se cruzam em 1984, ano em que Beatriz Balzi iniciou uma série de gravações deste repertório, registrando peças compostas entre 1898 e 1997 em uma coleção de CDs intitulada Compositores Latino-americanos. Uma vasta gama de técnicas, estilos e procedimentos composicionais foram exemplificados por Beatriz Balzi nas 54 peças de sua série de CDs. Oriundas de 13 países, tais composições testemunham a formação do patrimônio cultural deste continente, no período em que o mesmo lutava para ser reconhecido por suas características próprias. Esta conclusão emerge da análise realizada sobre as partituras utilizadas pela pianista em suas gravações, unida ao estudo dos encartes que acompanham os CDs, à audição dos mesmos e às entrevistas com compositores gravados. Um panorama histórico resumido da música erudita do século XX foi formulado para contextualizar este repertório. Por sua vez, a biografia de Beatriz Balzi e a dissertação sobre sua trajetória na confecção da série Compositores Latino-americanos, material inédito e peculiar na década em que foi criado, levantam a seguinte questão: por que teria a pianista se empenhado em tal tarefa, em vez de abraçar um repertório mais acessível a si mesma e ao público? A resposta que ecoa é a militância pela valorização da música destes autores e deles próprios, além da luta pela aproximação dos povos deste continente através do conhecimento mútuo. Embora este tipo de pesquisa tenha atraído a atenção de músicos e estudiosos do século XXI, a música erudita latino-americana foi sempre relegada ao segundo plano no universo da música de concerto ocidental. A série de Beatriz Balzi e o presente trabalho contribuem para preencher esta lacuna.