Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Pereira Filho, José Luiz dos Santos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30042014-122018/
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Resumo: |
O objetivo deste trabalho é identificar o sistema de ordenação do mundo e o lugar social do magister nas correspondências trocadas entre o Mestre Pedro Abelardo (1079-1142) e sua esposa Heloísa (1090-1164), abadessa do Paracleto. O corpus documental utilizado nesta pesquisa consiste na Historia calamitatum, as sete epístolas trocadas entre Abelardo e Heloísa e os problemata, uma carta escrita por Heloísa e respondida por Abelardo sobre diversas questões teológicas. Entendem-se como sistemas de ordenação do mundo os modelos ideológicos de ordenação social. A análise deste conjunto documental permite compreender como se produziram os discursos que visavam autorizar a forma que a sociedade toma ou deveria tomar para melhor funcionar. Estes modelos ideológicos são projetos políticos e, por definirem graus de hierarquia, também justificam qual grupo social deveria manter preponderância na sociedade. Pesquisar a ordenação divina ou os modelos de ordenação divina significa estudar, nas exposições de clérigos e letrados, os projetos políticos daqueles que constroem ou seguem estes discursos, suas mudanças através do tempo em razão das necessidades impostas pelo período e pela sociedade analisada. Significa, também, o esforço de entender qual o papel de cada categoria hierárquica dentro destes sistemas e as funções, modelos de comportamento e tentativas de enquadramento das pessoas que a eles são sujeitados. |