A grande comédia da antipoesia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Lopes, João Gabriel Mostazo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-24012022-193328/
Resumo: Este trabalho procura refletir sobre algumas das principais linhas de força da obra do poeta chileno Nicanor Parra (1914-2018), conhecido pela popularização do termo \"antipoesia\". A partir de um recorte da obra do autor que considera sobretudo os livros publicados entre 1954 e 1985, a pesquisa se elabora através da leitura dos poemas e busca tangenciar os múltiplos sentidos do termo antipoesia, tanto no seu contexto imediato, a poesia chilena do século XX, quanto no seu sentido amplo, em relação a outras formas literárias historicamente consolidadas, como o poema lírico, a poesia de vanguarda e a poesia medieval. Para além, a obra de Parra é considerada também na sua relação com os impasses históricos, culturais e políticos do seu tempo; para isso, procura-se apreender a obra no panorama da segunda metade do século e a partir das tensões fundamentais da Guerra Fria. Amparam as reflexões sobre os poemas e sobre a poética parriana alguns dos principais trabalhos da fortuna crítica do autor, em especial as observações de Federico Schopf, Niall Binns, Marlene Gottlieb e Leonidas Morales, bem como as obras de críticos como Erich Auerbach e de filósofos contemporâneos como Alain Badiou, Mladen Dolar, Alenka Zupančič e Giorgio Agamben.