Da criação à preservação: um estudo das coleções da moda no ateliê do estilista Reinaldo Lourenço

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Conceição, Bernardo Baia dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-25052023-120420/
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo do acervo particular do estilista brasileiro Reinaldo Lourenço, coleções preservadas em sua fábrica, em São Paulo, ambiente aqui observado como lugar de criação, confecção, comercialização e também de preservação da moda contemporânea. A partir do estudo do processo de desenvolvimento de sua coleção com o tema Miami, lançada em 2019, buscou-se compreender a trajetória das peças nas atividades produtivas da empresa, desde seu ciclo inicial de inspiração, passando pela apresentação aos diferentes públicos para então receber um tratamento museológico, ressignificando estes artefatos em registro histórico e fonte de pesquisa que retroalimenta o processo criativo do estilista. Essa circularidade das peças preservadas em ateliês, diferentemente das coleções sob guarda dos museus, nos levou a refletir sobre os limites e possibilidades de se compreender este acervo de moda enquanto objeto museológico, contrapondo a preservação no ateliê às práticas tradicionais da cadeia operatória da museologia. Ao longo da pesquisa, identificamos as estratégias utilizadas para valorizar e projetar a marca do estilista, especificando uma ampla rede de agentes e instituições envolvidos no desenvolvimento de um produto de moda e diversos usos do patrimônio cultural, cada vez mais articulados aos interesses deste setor. As atividades desenvolvidas como museólogo no ateliê do estilista Reinaldo Lourenço, em 2019 e 2022, bem como as investigações realizadas junto ao Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB FAAP) em 2019, permitiram observar os processos e vivenciar as práticas no interior desses dois lugares de preservação da moda contemporânea, bem como acessar fontes documentais e estabelecer contato direto com os diversos profissionais envolvidos desde a produção das peças que se tornam objeto de interesse museológico. Recorremos também a conceitos que permitissem uma análise multidisciplinar do objeto de estudo, nos campos da História da Moda, Design, Arte, Turismo, Comunicação e Museologia.