Caracterização por meio de técnicas espectroscópicas não-destrutivas e imageamento de pinturas do acervo do Museu Paulista da USP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Nascimento, Robson do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
IRR
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-04102023-155744/
Resumo: O Museu Paulista da USP possui em seu importante acervo diferentes pinturas de cavalete, objetos de arte e históricos oriundos de diversas regiões do País. O museu conta com diferentes profissionais e laboratórios de conservação e restauro, envolvidos com a guarda, preservação e conservação de suas coleções, assim como pesquisadores que buscam colaborações interdisciplinares para o melhor entendimento do seu acervo, seja no olhar histórico seja no estudo da materialidade dos objetos. Neste trabalho foram analisadas quatro pinturas, produzidas nos anos 1920/30, que foram tombadas como patrimônio integrado ao edifício histórico do Museu Paulista e fazem parte da decoração interna do saguão e escadarias do eixo monumental: Retrato de D. João III e Retrato de Martim Afonso de Souza, ambas do artista José Wasth Rodrigues e Retrato de Joaquim José da Silva Xavier Tiradentes e Retrato de Domingos José Martins, de Oscar Pereira da Silva. As técnicas de imageamento (radiação visível, ultravioleta e infravermelha) e de espectroscopia de Fluorescência de raios X e Raman foram utilizadas neste estudo com o intuito de caracterizar os materiais e identificar o processo criativo dos artistas bem como possíveis alterações feitas pelo próprio artista ou por intervenções de restauro posteriores. O estudo permitiu a identificação dos pigmentos presentes e assim construir um banco de dados sobre pigmentos e técnicas de pinturas enriquecendo o conhecimento a respeito destas obras e fornecendo novas informações tanto para os historiadores de arte como também para os profissionais de conservação e restauração.