Personalify: uma estrutura para implementação de agentes MBTI.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Braz, Luiz Fernando
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
BDI
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-01032024-102209/
Resumo: O uso da Inteligência Artificial para evolução do estudo do comportamento humano vêm recebendo grande atenção dos pesquisadores ao longo dos anos. O estudo de técnicas que permitam a simulação de características humanas com o uso de computadores têm contribuído para um melhor entendimento de diversos fatores, entre eles os tipos de personalidade e preferências comportamentais das pessoas. Neste sentido, instrumentos como o Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) têm sido utilizados, buscando classificar e categorizar as preferencias comportamentais dos indivíduos como forma de descrever suas particularidades e apoiar em uma maior compreensão do fator humano em diferentes contextos, como por exemplo no trabalho. Estudos demonstram que o capital humano é um dos recursos mais críticos para as organizações que apesar disso ainda carecem de meios que lhes permitam compreender de forma ampla os fatores associados à formação de times de alto desempenho. O uso de ferramentas que permitam aos indivíduos um maior auto-conhecimento de suas preferências e características pode ajudar em adaptações que criem ambientes mais harmônicos e propícios ao trabalho em equipe, impactando positivamente os resultados dos times. Neste trabalho, buscou-se explorar através do uso de simulações baseadas em agentes a observação de aspectos comportamentais que possam influenciar as decisões e consequente desempenho de times de agentes artificiais. Em particular, foi proposto uma estrutura denominada Personalify que estende a arquitetura Belief-Desire-Intentions (BDI) de modo a incorporar múltiplos atributos de decisão projetados com características descritas no modelo MBTI. O Personalify foi implementado na plataforma Gama, e testado em diversos cenários de compra e venda de produtos, que apresentam similaridades com contextos de trabalho visando proporcionar simulações mais próximas às realidades organizacionais. Desta forma, espera-se que o estudo contribua de forma significativa para um melhor entendimento de elementos que possam influenciar o comportamento de agentes modelados com personalidades inspiradas na teoria do MBTI, observando como certas características podem ter maior impacto nas decisões tomadas pelos agentes e como estas poderiam ter relação com os resultados gerais apresentados pelo time.