Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Lucatto, Maria Regina Tavares |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-04072023-124738/
|
Resumo: |
Esta tese trata dos arranjos corais completos que Marcos Leite (1953-2002) criou ao longo de sua trajetória de vida. Ele foi regente, pianista, violonista, violista e tocava sanfona. Impossível contar sobre seus arranjos, objeto de estudo desta tese, sem explicar sua forma de trabalhar. Ele tinha um jeito peculiar de se vestir, de se comportar e, sobretudo, de solucionar quaisquer questões imprevistas que surgissem tanto em sua vida profissional quanto pessoal. É nesse sentido que esta tese tem por objetivo demonstrar as diferentes soluções técnicas e estéticas criadas por Marcos Leite em seus arranjos entre 1978 e 2001, identificando seu estilo, sua maneira de fazer os arranjos e seu processo de escrita. Quatro autores embasam metodologicamente este estudo: André Protásio Pereira, Ian Guest, Marco Antonio da Silva Ramos e o próprio Marcos Leite. A partir desse autores chegou-se à identificação do elemento musical que foi utilizado para uma primeira avaliação dos 358 arranjos em estudo: a textura foi o elemento indispensável para diferenciar e classificar seus arranjos. Assim sendo, esses arranjos foram organizados em grupos que resultaram num total de oito texturas categoricamente diferentes. Para cada uma dessas texturas identificadas, com o auxílio de um cronograma dos arranjos e de uma tabela dessas texturas, foram selecionados oito arranjos que foram relevantes na carreira de Marcos Leite. Além das análises dos arranjos e dos procedimentos metodológicos ora relatados, esta tese abordou, ainda, a trajetória coral, a dinâmica dos arranjos e o curso Canto e Vida de Marcos Leite. |