Brasil e Argentina, mediação pela cultura: a contribuição dos indígenas ao projeto nacional à luz dos textos de José de Alencar e Domingo Faustino Sarmiento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Alves, Adriana de Carvalho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-22102012-114629/
Resumo: O trabalho em questão tem por objetivo geral verificar quais visões acerca dos indígenas ficaram registradas nas narrativas do século XIX no Brasil e na Argentina. Para tanto, analisamos os textos Etnologia Americana, presente na obra Conflicto y armonias de las razas en América, de Domingo Faustino Sarmiento, e o romance indigenista O Guarani, de José de Alencar. Utilizamos a metodologia da análise comparativa para compreendermos alguns aspectos sociais dos dois países que, apesar de apresentarem realidades distintas, fizeram parte de um complexo quadro político, cultural e social da América Latina no século XIX; os dois países procuravam constituir-se enquanto Nação, tendo que solucionar algumas demandas herdadas do período colonial. O esforço de elaboração de um projeto nacional passava pela construção e reconhecimento de um passado nacional que incluía a questão indígena. Essa especificidade, inerente aos países latino-americanos, moveu nosso interesse para a pesquisa, dirigindo o esforço filológico no sentido interpretar como os textos acima mencionados apresentavam os indígenas. Com a finalidade de ampliar nossa compreensão sobre o tratamento dado à temática indígena no século XIX, realizamos leituras interdisciplinares que nos auxiliaram no sentido de revelar como se dava a produção do pensamento social, elemento que fundamentava as visões que os textos nos apresentam.