Antifonia Lírica em Sófocles: Édipo Rei, Electra e Filoctetes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ferreira, Márcio Mauá Chaves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-05102022-142146/
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto os poemas líricos antifônicos de três tragédias de Sófocles - Édipo Rei, Electra e Filoctetes - aqui entendidos como aqueles que, dispostos em pares estróficos, comportam no mínimo dois personagens (sendo o Coro o mais das vezes um deles), dos quais ao menos um profere seus versos em metros líricos, o que resulta no seguinte corpus: ER, vv. 649-697 e vv. 1297-1368; El., vv. 86-250, 823-870, vv, 1232-1287 e vv. 1398-1441; e Fil., vv. 135-218, vv. 828-864 e vv. 1081-1217. O trabalho divide-se em duas partes. A primeira é formada por três capítulos sobre questões de forma e conteúdo relacionadas ao tipo de configuração estrutural dos poemas integrantes do corpus, como (i) a tradição do lamento fúnebre e suas manifestações na poesia épica e lírica, (ii) a pertinência da aplicação do termo kommós, tal como cunhado por Aristóteles (Poética, cap. 12), a esses poemas, (iii) o docmíaco e suas relações com os trímetros jâmbicos, típicos das passagens recitadas, e com os mesmos metros em suas modalidades sincopadas, próprios dos passos líricos. A segunda parte consiste nos comentários aos nove poemas, levando-se em conta as questões suscitadas na primeira parte, e nas traduções de cada um deles. Questões independentes daquelas, mas relevantes para a interpretação dos poemas, surgem também ao longo dos comentários, tais como o problema da unidade de caracterização do Coro, os tipos de ironia dramática nas canções de Sófocles e a técnica de reelaboração lírica de matérias constantes em episódios anteriores. Como apêndice ao trabalho há a escansão de todos os poemas traduzidos e um glossário com todos os metros encontrados nos poemas, sua classificação e abreviatura.