MODULO VISUAL: UMA INTERFACE GRAFICA PARA O AMBIENTE DE SIMULACAO AUTOMATICO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1996
Autor(a) principal: Pedroso Junior, Walter Gomes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-28112017-170604/
Resumo: O objetivo do presente trabalho é definir e implementar o Módulo de Interface Gráfica para o Ambiente de Simulação Automático (ASiA), desenvolvido pelo Grupo de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas da Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos. Através do Módulo Visual, o ASiA apresenta informações sobre o modelo em simulação, como: rastreamento do programa, apresentação de relatórios, geração de gráficos e edição de valores de parâmetros internos do modelo. Além disto, o Módulo Visual permite que o usuário controle todas as opções disponíveis, através de menus e ícones. O sistema apresentado nesta dissertação é desenvolvido e implementado, segundo o paradigma de orientação a objeto, utilizando-se o compilador Borland C++, versão 4.02, e um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, chamado OWL (Object Windows Library). O trabalho fornece um exemplo completo de simulação, através da utilização do Módulo Visual, tornando clara a manipulação e as opções que o Módulo Visual proporciona aos seus usuários. É interessante salientar que, embora seja desenvolvido para trabalhar em conjunto com o ASiA, o Módulo Visual pode ser utilizado separadamente. Para tanto, o usuário deve ter conhecimento de programação orientada a objeto e dominar a extensão funcional SMPL (Simulation Program Language).