Atmosferas do medo: filmes brasileiros e argentinos do início do século XXI

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Sales Rocha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-26122018-170428/
Resumo: A presente pesquisa é fruto da observação de uma tendência recorrente nas cinematografias brasileira e argentina nos primeiro 16 anos do século XXI, qual seja, um estilo que deriva da combinação de princípios de uma estética realista com elementos característicos do horror. Gostaríamos de sugerir que essa mistura criativa de processos de linguagem, tradicionalmente díspares, cria uma atmosfera sensória de tensões e suspenses que se liga com aspectos psicológicos e subjetivos de um momento histórico particular ao Brasil e à Argentina. Isso ocorre principalmente em obras que, dentro desta tendência, expressam o tensionamento de diferentes segmentos sociais e se inspiram em um estilo vinculado ao imaginário gótico. A fim de demarcar essa atmosfera de medo em filmes realistas brasileiros e argentinos, realizaremos uma análise dos motivos temáticos, das ambiências e estados climáticos nos longas-metragens O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2013) e Bem perto de Buenos Aires (Historia del Miedo, Benjamín Naishtat, 2014).