Proposta de algoritmo para redução da malha de polígonos em modelos sólidos B-Rep.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Congshi, Wang
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-16082023-071414/
Resumo: Algoritmos para realizar a simplificação de malhas poligonais foram propostos na literatura. A grande maioria dos algoritmos faz uso intenso de informação sobre a adjacência entre elementos primitivos (face, aresta e vértice). Este tipo de informação está presente de forma explícita em Modeladores de Sólido B-Rep, o que os torna vantajosos para o desenvolvimento de algoritmos para realizar a simplificação de malhas poliedrais. Todos os vértices originalmente fornecidos devem ser incidentes a pelo menos uma face do sólido simplificado, sendo que a incidência será determinada utilizando-se aritmética intervalar. Assim, cada face possui uma lista de vértices incidentes. Cada vértice do sólido original é analisado e considerada a sua exclusão. O vértice possui uma lista de faces adjacentes, que por sua vez possuem uma lista de vértices incidentes. Para que um vértice seja removido, é necessário que uma nova forma de triangulação possa ser feita e que os vértices incidentes às faces anteriormente existentes sejam incidentes a pelo menos um dos triângulos recém criados. Em caso negativo, este vértice não poderá ser removido. O algoritmo foi implementado e testado com três sólidos diferentes: esfera, toróide e coelho. Por meio de uma análise visual é possível concluir que o algoritmo desenvolvido produziu resultados satisfatórios