Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Jimenes, Luanna |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-19042022-190240/
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Resumo: |
A presente pesquisa explorou noções de teatralidade e de performatividade, ligadas à experiência de campo da autora, em seu programa de ação intitulado Permanência para os Encarnados. O experimento foi motivado após a percepção do comportamento normatizado entre os habitantes da adensada cidade de São Paulo, ao notar certa passividade instaurada no cotidiano, ou, ainda, em diálogo com Jacques Berenstein, coreografado por estruturas agigantadas. O diagnóstico levou-nos a empreender estratégias ligadas às artes do teatro, para primeiro habitar os espaços urbanos e, a seguir, procurar formas de habitá-lo, de modo a produzir contaminações nos corpos dos habitantes. O processo criativo em análise teve uma etapa de seu desenvolvimento junto a um programa de residência artística no Alentejo em Portugal em 2014; a seguir, entre 2016 e 2019, a performance foi atualizada em São Paulo, entre outras cidades e festivais internacionais. A ação instalou-se em meio à circulação pública, ora de maneira independente, ora ligada a programas institucionais. A experiência de campo levou-nos a depurar o modo como as noções de espaço (lugar) e tempo (duração), agenciadas pela ação física, puderam se desarticular da produção espetacular. Em diálogo com os/as autores/as da bibliografia, pudemos relacionar tais noções na fronteira com outras linguagens artísticas e saberes, isto é, inserindo à noção de espaço a paisagem pela perspectiva da geografia, e a noção de tempo e duração, à memória coletiva. O sentido da máscara no teatro pôde ser revisado em decorrência da caracterização da aparência da artista na performance. Com as atividades educativas, em dois ateliês coletivos realizados em 2017 e 2021, pôde-se, em diálogo com os artistas participantes, rever os conceitos aqui depurados e praticados, testá-los aderidos a outras poéticas e estratégias de criação em performance. Por fim, o programa de ação intitulado Permanência para os Encarnados, de autoria da pesquisadora que escreve, configurou-se como um sistema de ações, atividades e diálogos; como estrutura capaz de avaliar as relações de sentido articuladas pelo corpo na arte da performance e no comportamento. |