Música de banda, música do povo: aspectos musicais e sociais na construção do dobrado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Silva, Juliana Soares da Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-03072024-144705/
Resumo: Este trabalho se propôs a estudar o dobrado, um gênero musical predominantemente instrumental e próprio à banda de música brasileira. O objetivo principal foi definir através de acervos, partituras, textos e documentos, o que seria e como se caracterizaria este gênero musical tornado tão popular. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa documental; as obras utilizadas para análise, quanto para ilustração de aspectos intrínsecos ao gênero foram selecionadas a partir de acervos digitais e principalmente através do acervo físico da extinta Corporação Musical Liberdade da cidade de São Roque SP. Os documentos manuseados que aludem ao termo, além das análises das partituras demonstraram que o dobrado se desenvolveu paralelamente à formação e consolidação da banda de música no Brasil; decorrente de formas composicionais do classicismo e com andamento baseado em cadências da ordem unida militar dos séculos XVIII e XIX (o passo dobrado), seu personagem principal, o músico de banda, sobretudo o negro e o mestiço se encarregaram de dar a este gênero, os caracterizantes que o define: uma música brasileira marcial, indutora de movimento e arquitetada predominantemente com elementos da cultura brasileira: síncopas, contratempos, anacruses, acentos deslocados e a inexplicável sensação de impulso dançante.