Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Kobori, Rejane Aparecida Meneghini |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-07062021-201138/
|
Resumo: |
A pesquisa tem como objetivo investigar a inserção profissional dos egressos do curso de Educação Artística com Habilitação em Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP (FFCLRP/USP), nos períodos de 2014 a 2018, e seu campo de atuação. Fundamenta-se em autores que contribuem no campo da música, no campo de formação de professores e em uma perspectiva de articulação entre o campo epistemológico da educação e o ensino de música. A organização da dissertação foi subdividida em seções, que seguem os movimentos sinfônicos: Introdução, primeiro movimento, segundo movimento, terceiro movimento, quarto movimento e considerações. Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando a análise documental e análise dos resultados. No encaminhamento metodológico os instrumentos de coleta de dados foram: questionário e entrevistas. Os participantes da pesquisa são os egressos de licenciatura de educação artística de uma instituição pública paulista. Os dados apontam que 26,6% dos egressos atuam em instituições púbicas e 73,4% atuam como instrumentista ou na educação não formal. Na educação básica a música pertence as linguagens da Arte, deixando o campo da música muito instável, provocando incerteza quanto a sua profissão professor de música ou professor de Arte. Assim, os egressos procuram o campo de atuação dentro da sua especialidade. Quanto a formação docente, os egressos confirmam a excelência do currículo do curso no campo musical, entretanto no campo da docência em arte na educação básica persiste uma tensão quanto ao currículo e o lugar da música na escola como formação cultural, social do indivíduo e não apenas uma festividade. São necessárias mudanças políticas educacionais para reconhecer o lugar da música e do professor de música na educação, o campo da licenciatura em música continua sem uma identidade própria, faltam pesquisas e é através da universidade no campo da formação docente que encontramos o espaço de resistência e persistência para garantir a qualidade e reconhecimento desse profissional. |