Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Marchesi, Mariana de Toledo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13122012-144628/
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Resumo: |
Essa pesquisa tem como objetivo principal investigar a influência da mídia digital nos processos de reprodução e transformação da capoeira, entendida como uma cultura tradicional contemporânea, glocal, digital e em rede. No percurso teórico, procuramos elaborar uma abordagem não convencional da relação entre o homem e a técnica, preferindo a visão simbiótica à dicotômica. Essa visão leva ao entendimento das mídias como ambientes de poiese cultural, e não como simplesmente como meios que veiculam conteúdos já prontos. Por outro lado, buscamos desenvolver uma abordagem menos essencialista e conservadora das dinâmicas culturais, especialmente no tocante às culturas afro-americanas das quais a capoeira faz parte. A partir desse olhar, procuramos conhecer os deslocamentos da capoeira nos ambientes digitais, seguindo seus deslocamentos pelas redes, a partir de uma reflexão metodológica sobre a pesquisa em contextos reticulares. Assim, mergulhamos no circuito, interagindo com paisagens digitais e atores-rede. O produto desta pesquisa é um conjunto de relatos de imersão interagente e partir de oito experiências distintas porém entrelaçadas, a partir das quais podemos entrever algumas respostas às principais perguntas da pesquisa: qual a relação entre a globalização e a digitalização da capoeira? Como a capoeira se transforma nesse novo ambiente midiático? O que impulsiona a sua digitalização? O digital é o novo local da cultura? |