Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Santana, Ana Carolina Rhormens de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-04082017-160854/
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Resumo: |
Esta pesquisa pretende analisar a trajetória dos protagonistas de três romances A Cidade e os cachorros de Mario Vargas Llosa, Manhã submersa de Vergílio Ferreira e O Ateneu de Raul Pompéia que apresentam como núcleo temático comum a opressão sofrida no espaço específico de um internato. O objetivo é traçar uma comparação entre as experiências desses personagens desde o período anterior à entrada no internato ao seu posterior retorno à sociedade, a fim de poder avaliar os efeitos do confinamento no comportamento de cada um deles. Como embasamento teórico, o trabalho recorre ao conceito de total institution, definido pelo sociólogo Erving Goffman, para melhor examinar em que medida esses ambientes se configuram como uma instituição de confinamento totalizante, que faz com que seus internos passem por dolorosas mortificações, degradações e, consequentemente, transformações na concepção que têm sobre si mesmos e os outros. Também se recorre à noção de formação de corpos dóceis, desenvolvida por Foucault, para investigar como as particularidades dos coercitivos métodos adotados pelos dirigentes dessas instituições podem ser tomadas como variações de um mesmo sistema de controle disciplinar, o qual visa moldar o comportamento do interno, induzindo-o a um tal estado de alienação que aplaque a sua capacidade de diferenciação e de contestação. Prevê-se, ainda, explorar o processo de amadurecimento desses protagonistas, que, à custa do embate com o meio repressor e os demais personagens, seguem rumo a uma consciência crítica da realidade, verificando a possibilidade de aproximação das mencionadas narrativas com o signo literário do Bildungsroman (ou romance de formação). |