O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova 

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Costa, Juliana Ripke da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-20092022-151412/
Resumo: Este trabalho pretende analisar e demonstrar a influência e o legado de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) em compositores de música popular brasileira, especialmente Antonio Carlos Jobim (1927-1994) (considerado um dos inventores do movimento da Bossa Nova). A relação entre obras dos dois compositores é algo já bastante comentado, tornando-se praticamente um senso-comum. Apesar disso não encontramos, ainda, trabalhos de análise voltados de forma aprofundada para esta comparação. Desta forma, através das análises, abordaremos alguns diferentes aspectos a respeito das relações entre os dois compositores, bem como seus desdobramentos na Bossa Nova e na canção popular de câmara brasileira, através também de outros compositores. Assim, serão relacionadas semelhanças auditivas de superfície com procedimentos técnico-musicais mais aprofundados, empregando ferramentas analíticas utilizadas para o repertório da música tonal e também para música pós-tonal, como a harmonia tradicional e também a teoria dos conjuntos. Deseja-se que esse trabalho possa enriquecer as pesquisas acerca da música brasileira e também a compreensão dos processos composicionais dos compositores aqui analisados, tão importantes na invenção e representação da brasilidade em suas obras.