Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Cardoso, Flamínio Jallageas de Lima |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-20092016-152353/
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Resumo: |
Este ensaio objetiva refletir sobre minha série fotográfica Chiaroscuro, na qual trabalho constrastes entre luz e sombra e as consequentes representações de vazio e memória. Para tanto, elejo os teóricos da antropologia da imagem Jacques Rancière, Georges Didi-Huberman, Victor Stoichita e Hans Belting como meus interlocutores. Uma vez que um dos propósitos deste trabalho abrange observar possíveis inter-relações entre a série e alguns artistas contemporâneos, estabeleço reflexões acerca da produção fotográfica de Candida Höfer, Abelardo Morell e Hiroshi Sugimoto. O percurso em Chiaroscuro, bem como o estudo de elementos de composição da imagem, como o referente, o duplo, a luz e o tempo, auxiliaram-me a uma melhor compreensão do papel da fotografia em minha produção artística. Além disso, a representação da memória a partir do vazio, presente nas imagens da série, atesta a importância de se pensar a linguagem fotográfica em paralelo à pintura, à cultura, à mitologia e a outras linguagens que configuram a arte contemporânea. |