Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Isoda, Gil Tokio de Tani e |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-12082013-100125/
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Resumo: |
Esta dissertação tem como objeto de estudo o desenho, entendendo-o como um fenômeno complexo que se situa na zona de tensão entre arte e técnica, fazer e pensar. É possível considerá-lo como meio, processo e fim. Os objetivos são mapear o significado da palavra desenho, analisar o fenômeno e também os procedimentos envolvidos na ação de desenhar. O trabalho foi dividido em três capítulos, sendo o primeiro voltado para as definições do termo estudado, a etimologia e estudos do desenho como processo; o segundo capítulo aborda algumas especificidades do desenho e desafios de elaborar uma pesquisa sobre desenho; e o terceiro capítulo reúne diversas entrevistas feitas com artistas e/ou teóricos especialistas no assunto. Consideramos esse estudo como teórico-visual, pois foram utilizados recursos gráficos como ferramenta de pesquisa, em conjunto com o material escrito. Exemplos: infografia, ilustração, diagramas, narrativas gráficas, entre outros. A abordagem da pesquisa é no âmbito da estética descrito por Pareyson, de modo que seja apenas especulativa e não normativa. Ou seja, buscando definir conceitos e não normas. |