Sobre os fundamentos da violência na peça teatral Die Familie Schroffenstein de Heinrich von Kleist

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Júnior, Claudionor Rangel
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-05102022-202101/
Resumo: A presente dissertação Sobre os fundamentos da violência na peça teatral Die Familie Schroffenstein de Heinrich von Kleist propõe-se a investigar como a violência aparece na primeira obra do autor, Die Familie Schroffenstein, relacionando os episódios da peça de teatro com a obra A Violência e o Sagrado de René Girard. A violência na peça teatral de Kleist surge a partir dos termos ambíguos do pacto de sucessão, mas existem outras motivações que instigam a animosidade entre parentes. Parte-se dos conceitos de Girard, especialmente do sagrado e do ciclo sacrificial, para se elaborar uma análise que possibilite uma compreensão apurada das tensões existente entre as Casas Rossitz e Warwand. E, por fim, demonstra-se as correlações entre a violência na obra de Kleist e o romance Grande Sertão: veredas de Guimarães Rosa. A dissertação estabeleceu relação entre as duas obras literárias não por comparação direta, mas observando como a violência passa por relações de poder e se estabelece de maneira intrafamiliar. Com essa comparação entre realidades e períodos históricos distintos, explora-se os processos que levam o homem a naturalizar o uso da violência e demonstra-se que a violência ainda é um tema que tem muito a ser discutido