A pobreza nas comunidades ultraortodoxas israelenses e o discurso rabínico: das fontes bíblicas à contemporaneidade.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Paves, Saul
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8158/tde-21082024-111436/
Resumo: O objetivo principal desta tese é compreender os diferentes fatores que levaram a pobreza a se tornar marcante e característica em setores significativos da sociedade ultraortodoxa israelense. Para entender este fenômeno, analisamos as definições mais relevantes da Teoria Econômica contemporânea sobre a pobreza, as estratégias para a sua mensuração, bem como os indicadores de pobreza correspondentes à sociedade ultraortodoxa em Israel. Parte importante desta tese está dedicada à pesquisa dos instrumentos e mecanismos encontrados na Bíblia hebraica e em escritos rabínicos, nos diferentes períodos de sua evolução, cujos objetivos são o alívio da pobreza e o suporte das parcelas mais vulneráveis da sociedade. Para atingir os objetivos propostos, foram analisados a origem e desenvolvimento da sociedade ultraortodoxa israelense também conhecida como sociedade haredit a sua estrutura e seu modus vivendi, com ênfase particular para compreender como ela se estruturou após o Holocausto e a criação do Estado de Israel em 1948. Uma parte central desta tese esteve orientada ao estudo crítico do discurso rabínico moderno e contemporâneo, tentando avaliar em que medida seu discurso fomentou ou induziu à condição de pobreza que caracteriza a sociedade haredit. Por fim, foram trazidas algumas das transformações que começaram a se desenvolver na sociedade haredit, a partir do início do ano 2000 transformações que, acredito, sinalizam para mudanças profundas e estruturais desse segmento da sociedade israelense. Temos a convicção de que algumas das questões abordadas na última parte desta tese possuem implicações relevantes sobre a forma como se estruturará a sociedade israelense nas próximas décadas, considerando inclusive os desafios e as oportunidades vislumbradas.