Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Lima, Giuliana Souza de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21052019-110356/
|
Resumo: |
Este trabalho tem por objetivo investigar as relações entre o desenvolvimento de uma cultura radiofônica e a produção e circulação musical na cidade de São Paulo, entre os anos 1930 e 1940. Nesse período se testemunhou uma expansão significativa da radiodifusão paulistana em vários aspectos interdependentes: o crescimento do número de emissoras; a ampliação do comércio e consumo de equipamentos eletrônicos; a transição de um cenário amador para a exploração de um modelo comercial; a ascendente divisão do trabalho e profissionalização dos artistas e técnicos; a criação de uma linguagem radiofônica; a consolidação de um star system local; a transformação nos padrões musicais e também da escuta privada e doméstica. Envolvendo interesses e projetos diversos, de agentes ligados tanto à esfera pública como privada, esse processo resultou na consolidação do rádio como veículo de informação, entretenimento e publicidade, tendo as emissoras se tornado empresas do espetáculo urbano. As práticas adotadas pelos sujeitos que vivenciaram esta experiência empresários, anunciantes, produtores, músicos, ouvintes etc. se mostrariam bastante significativas, tanto na conformação de uma moderna indústria da cultura, como na criação de uma nova cultura musical, a qual este trabalho busca compreender e analisar. |