Imagens em Georges Didi-Huberman

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Imparato, Marcella Nicoli Sousa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-104858/
Resumo: Esta pesquisa analisa a recepção na obra de Georges Didi-Huberman de aspectos de Sigmund Freud (1856-1939), Walter Benjamin (1892-1940) e Aby Warburg (1866- 1929). Observando a abordagem heterodoxa de Didi-Huberman sobre algumas noções centrais de cada um destes autores, como as noções de sintoma, imagem dialética, aura e montagem, bem como certas relações entre eles estabelecidas por Didi-Huberman, buscamos compreender a articulação teórica do autor em sua análise de imagens e prática curatorial. Nesse sentido, esta pesquisa percorre algumas de suas análises de obras de arte e imagens, desde os anos de 1990, verificando a existência de dois momentos em sua trajetória intelectual, sendo o primeiro de maior ênfase à crítica à epistemologia da história da arte, e o segundo, a partir da publicação do livro Images Malgré Tout, em 2003, à política. No último capítulo, propõe-se uma leitura sobre a relação entre sua produção teórica e prática curatorial, a partir de sua exposição Soulèvements, realizada entre 2016 e 2018.