Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Buzzi, Priscila Maria Ribeiro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-11042018-142640/
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Resumo: |
Neste trabalho estudamos a dinâmica da organização de uma Folia de Reis do Estado de São Paulo, a Folia de Reis dos Prudêncio, da cidade de Cajuru. Mais do que a dinâmica em si, nos ocupamos do estudo das toadas que são cantadas durante os seis dias da Folia, ou seja, entre os dias 1º e 6 de janeiro, quando celebramos o culto aos Três Reis Magos que no Brasil encontra um grande veículo de devoção. Nos embrenhamos por diversos estudos da área que desde a década de 1940 encontra representação na literatura. Contando com um grande acervo de registros desta Folia, i.e., fotografias, gravações de áudio, vídeo, depoimentos de participantes e matéria de periódicos, transcrevemos as cinquenta toadas identificadas em seu repertório, procurando refletir sob a luz da etnomusicologia: como \"funciona\" esta música, sob o ponto de vista bi-musical, considerando os aspectos da música, da cultura, daquele grupo e daquela sociedade em particular, e da relação de cada um com a devoção que enfeixa a Folia dos Prudêncio durante seis dias de todos os meses de janeiro, desde 1982. |