Imagens da imigração europeia nas pinturas de Pedro Weingärtner: representação do imigrante e do processo de colonização (século XIX e XX)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Fochesatto, Cyanna Missaglia de
Orientador(a): Witt, Marcos Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4575
Resumo: Este estudo busca fazer uma análise de algumas obras do pintor gaúcho Pedro Weingärtner, de temática regional, que tratem da representação do imigrante europeu e do processo de colonização no Rio Grande do Sul, no período do final do século XIX e início do XX. A análise dessas pinturas foi feita através do entendimento da memória e da biografia de seu criador, para que então fosse possível compreender o tipo de identidade do imigrante presente nas pinturas. Pretendeu-se aprofundar de que forma esse tipo social estava representado nas telas, as suas características, seu modo de vida, os espaços de sociabilidade e trabalho, as paisagens e os elementos sócio-culturais. A relevância desta pesquisa dá-se pela ausência de trabalhos de fôlego sobre Pedro Weingärtner e também pela contribuição no campo dos estudos da história e das imagens, uma vez que colabora – de forma interdisciplinar – com os estudos, principalmente, sobre imigração alemã, imagens e artes plásticas. Encontrou-se ao longo da pesquisa a representação de um imigrante fortemente aliado ao espaço rural e ao trabalho na terra, buscando a construção da imagem de um tipo social que é tanto o trabalhador da zona rural quanto o principal agente causador da transformação da paisagem natural brasileira.