Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Terres, Márcia Beck |
Orientador(a): |
Freire, Karine de Mello |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Design
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9726
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Resumo: |
A reflexão acerca da educação e seus propósitos é uma questão recorrente, emergente e de central importância se considerarmos o cenário evolutivamente complexificado em que vivemos. (MORIN, 2012). A partir dessa premissa, a discussão da pesquisa incorpora o questionamento da função social, cultural e política da educação pelo prisma da convivialidade (ILLICH, 1976; FISTETTI, 2017; MANZINI, 2017), através da abordagem do design estratégico. (MANZINI, 2017). Posiciona a educação em uma perspectiva ecossistêmica (MATURANA; VARELA, 1995; MORIN, 2012; 2015), em que a convivialidade torna-se vetor para uma descontinuidade sistêmica de mecanismos alienantes de aprendizagem e na transição para o desenvolvimento da transformação social e cultural de uma sociedade. De acordo com Illich (1976), a convivialidade prevê que as prioridades acerca do desenvolvimento da sociedade sejam redefinidas, concedendo abertura para relações colaborativas que sejam passíveis de uma análise comunitária crítica e política em relação à produtividade e seus meios. Essa abertura é condizente com uma aprendizagem emancipatória, que agencie e articule organicamente habilidades individuais e coletivas favorecendo não só a democratização da educação, bem como condições para uma cultura da aprendizagem. (MORIN, 2015). Para tanto, a análise das relações teóricas da convivialidade vinculadas ao processo de design para a reflexão na educação, propõe elementos integradores em consonância com uma nova cultura do design estratégico. (MANZINI, 2017). Nesse fluxo, a tese apresenta a proposta da cartografia de projetos de aprendizagem como ferramenta convivial para orientar o planejamento de processos de aprendizagem no contexto escolar. A cartografia de projetos de aprendizagem é uma abordagem projetual de design estratégico, compreendida como uma tecnologia social na perspectiva da ferramenta convivial. A proposta de uma aprendizagem ressignificada pela convivialidade busca contribuir para futuros mais sustentáveis pela potencialização do modo design de ação no âmbito político, social e cultural, promovendo rupturas com modelos de pensamento que endossam o determinismo funcional e monolítico do contexto escolar. |