Embates na cultura: danças folclóricas alemãs e o Grupo de Danças do Centro Cultural Eintracht – Campo Bom/RS (1980-2017)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Gustavo José dos
Orientador(a): Ramos, Eloisa Helena Capovilla da Luz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Escola de Humanidades
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Espanhol:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6861
Resumo: A pesquisa que trazemos denominada embates na cultura: as danças folclóricas alemãs e o grupo de danças do centro cultural Eintracht - Campo Bom/RS (1980-2017) quer destacar a trajetória da dança folclórica alemã, no Brasil, procurando demonstrar o seu lado valioso enquanto elemento da cultura e do imaginário sociocultural e político brasileiro. O objetivo do trabalho é analisar a forma de inserção e desenvolvimento desta prática cultural - a dança folclórica alemã - no território brasileiro e sul-rio-grandense, para assim poder acessar o processo de construção do imaginário e das aspirações culturais teuto-brasileiras nela desenvolvidas. A hipótese deste trabalho está ancorada na “invenção de tradições” (HOBSBAWM, RANGER, 1984), principalmente a partir da segunda metade do século XX. No desenvolvimento da dissertação conceitos como os de folclore, cultura popular, tradição, memória e identidade serão importantes para o embasamento da mesma. Metodologicamente, a par da pesquisa histórica utilizamo-nos de noções de etnografia tendo em vista que os procedimentos de análise contaram com observação participante, entrevistas em profundidade e grupos focais. Ao mesmo tempo em que desenvolvíamos o trabalho etnográfico nos envolvemos com as fontes bibliográficas e documentais de variada procedência. Juntas elas oportunizaram uma reflexão sobre os locais que abrigaram inicialmente a dança folclórica alemã no Brasil. Entre os locais estudados está a Associação Cultural Gramado, que merecerá destaque em nossa análise devido ao seu papel no desenvolvimento da temática. As danças e os trajes do folclore alemão em especial os usados pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs do Centro Cultural Eintracht, da cidade de Campo Bom/RS terá, também, lugar de destaque em nossa análise. A inserção e o desenvolvimento das danças do folclore alemão no Brasil objetivaram, ao que tudo indica, a preservação de uma “tradição germânica inventada” ancorada em um imaginário de aspiração saudosista e distintiva. Nesse contexto, nos parece que a dança folclórica alemã no Brasil está a carecer de uma identidade própria e mais condizente com o que foi e o que é o folclore teuto-brasileiro. É o que pretendemos investigar.