Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Carvalho, Maria Goretti Cavalcante de |
Orientador(a): |
Rodrigues, Luiz Fernando Medeiros |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Escola de Humanidades
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7025
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Resumo: |
A tese refere-se ao acontecimento da Missão do Maranhão (1894-1922), sua particularidade e um enredamento, no qual há o apostolado de missionários capuchinhos lombardos que empreenderam duas frentes de missão: indígena e popular, no território maranhense, com relevância à ingerência particular de um missionário sobre tal inauguração. A pesquisa desenhou-se pela construção deste acontecimento, nos documentos produzidos pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos – OFMCap, com destaque no contexto das missões capuchinhas no Norte brasileiro. Na particularidade da referida Missão, além dos fundamentos, há o compromisso assumido pela OFMCap, em atender a uma convocação feita pela Santa Sé, que, por sua vez, deveria atender ao convite do Governo brasileiro, para o envio de missionários que desenvolvessem a catequese indígena no Amazonas logo que inaugurada a República. No enredamento da Missão, há o interesse da Província capuchinha de Milão em assumir uma missão no Norte do Brasil, no sentido de reativar os seus conventos; há mediações diplomáticas frustradas nas relações entre a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Itália), a Província capuchinha de Milão e a Prefeitura Apostólica de Pernambuco, em virtude do desencontro de suas aspirações missionárias para uma missão indígena; e há mobilização particular de Fr. Carlos de San Martino Olearo, por autonomia e liberdade de ação dos missionários, cuja repercussão alterou os destinos dessa empresa. Discursos foram analisados: os produzidos pela Igreja Católica Romana; pela OFMCap; pela Província capuchinha de Milão; pelos missionários capuchinhos; e pelo Estado brasileiro, nas condições de produção de fontes primárias inéditas, encontradas nos arquivos capuchinhos: do Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Luís - MA; da Casa Geral das Irmãs Missionárias Capuchinhas, em Fortaleza - CE; dos Capuchinhos Lombardos, em Milão; e do Geral da Ordem dos Frades Menores, em Roma. Busca-se dizer que, embora a historiografia existente ressalte apenas um desastre ocorrido na Missão, em 1901, denominado Massacre de Alto Alegre, há muitas possibilidades de convocação de outros sentidos nestas fontes primárias acerca desta empresa missionária e os seus desdobramentos. Desta forma, a pesquisa buscou entender os mecanismos de mobilização dos capuchinhos no sentido de desempenharem suas ações missionárias nesta perspectiva autônoma e livre no território maranhense; no enfrentamento das dificuldades encontradas e geradas; e na implantação da OFMCap no Sertão maranhense, através da criação da Prelazia de Grajaú - MA. Além disso, buscou-se igualmente pensar a Missão do Maranhão com outras referências como acontecimento sob um novo olhar, e por assim dizer, uma novidade que emergiu da particularidade e do enredamento. |