Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Picolo, Cátia Beatriz |
Orientador(a): |
Meyer, Guilherme Englert Correa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Design
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12597
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Resumo: |
O Design Especulativo preocupa-se com possibilidades, e não com probabilidades, levando-nos a considerar preferências sobre um conjunto de futuros possíveis e as formas pelas quais os objetos que projetamos contribuem ou prejudicam nossas tentativas de construir esses futuros. Trata-se de uma área do Design especialmente caracterizada pelo questionamento e pela discussão de novas ideias de futuro. O Design Especulativo comunica-se por meio de um conjunto de sondas tangíveis, tais como vídeos, histórias, cenários e — foco neste trabalho — exibições. Acreditamos que uma exibição de tendências, projetada de forma inventiva, comportando ideias estimulantes e, muitas vezes, emocionantes, sobre como o futuro poderá ser tem o potencial de provocar questões difíceis e, ao mesmo tempo, fundamentais, como uma nota de advertência sobre como a sociedade deveria evoluir. No entanto, estas abordagens ainda não foram suficientemente concebidas de forma participativa, geralmente restringindo-se a grupos de pesquisadores ou a espaços exclusivos. Julgamos que a inclusão de públicos mais diversos no processo seria de grande contribuição na geração de insights para os designers e para a sociedade, provocando a ruptura dos conceitos sobre o que pode ser feito no presente para que o futuro seja mais acertado. Nossa intenção é entender o potencial das exibições enquanto modo de engajamento do público em tempos de crise. Para buscar cumprir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e exploratória dividida em duas fases: a primeira consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental para identificar o estado da arte sobre o corpo teórico e, a segunda, em um conjunto de entrevistas individuais aprofundadas e coleta de dados. Dentre as principais descobertas da pesquisa estão a necessidade de um conhecimento aprofundado sobre o público-alvo para promover o seu engajamento, bem como a superação da relutância demonstrada por grandes patrocinadores em posicionar-se frente a questões críticas atuais ou de eventuais conflitos de interesse. |