Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Rosa, Aléssio da |
Orientador(a): |
Aquino, Marcelo Fernandes de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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Departamento: |
Escola de Humanidades
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7012
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Resumo: |
O advento do iluminismo durante o século XVIII, na Europa, abalou as bases da moralidade, até então sustentadas pelas filosofias de herança clássica e medieval. Alasdair MacIntyre, em 1981, com a publicação da obra After Virtue, empreendeu um projeto filosófico pautado na reabilitação de uma forma de pesquisa racional na qual estariam implícitas as práticas que constituiam as narrativas e tradições morais, fundamentadas e atualizadas a partir do conceito seminal de virtudes, de base Aristotélico-Tomásica. MacIntyre, ao interligar os conceitos - vulnerabilidade, dependência e autonomia racional - estabelece a percepção das virtudes como um traço comunitário e cooperativo, sem reduzi-las à qualidade de caráter individual, social ou traços meramente emocionais. O presente trabalho tem por objeto aferir a plausibilidade da ética das virtudes, recontextualizadas por MacIntyre, como um paradigma de referência para a política contemporânea. Procuramos arguir sobre a viabilidade do modelo ético das virtudes e as implicações desta para a sociedade atual, caracterizada como pluralista e multicultural. Argumentamos em favor de uma ética que possa ser uma alternativa efetiva na superação do individualismo hedonista/consumista contemporâneo, buscando uma possível política das virtudes segundo a concepção de MacIntyre. Uma nova política, que possa ser uma alternativa à visão dicotômica e obliterada de uma vida decantada em projetos empenhados unicamente para a obtenção de lucro, em detrimento ao bem-estar da coletividade, em sintonia com a natureza e demais seres vivos. Para tal intento, apresentamos as bases principais da ética das virtudes pensada e atualizadas por MacIntyre, sua plausibilidade, bem como as principais objeções e questionamentos dos adversários e críticos desse modelo ético. |