Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Klein, Ana Emília |
Orientador(a): |
Leite, Carlos Augusto Bonifácio |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/263751
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Resumo: |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar em que medida se pode dizer que a literatura de Campos de Carvalho é surrealista e, por isso, realista, considerando como a forma estética se apresenta face aos procedimentos artísticos e aos pressupostos do movimento francês. Além disso, procuramos pensar o escritor brasileiro como uma manifestação que rompe com a tradição brasileira mais realista e, por sua singularidade e agressividade, mobiliza leitor e crítica para pensar como sua forma pode ser alinhada com outros objetos estéticos produzidos por aqui. Para a realização desta análise, centrada no romance A lua vem da Ásia, abordaremos os conceitos de realismo e surrealismo, em especial, a perspectiva realista proposta por Salete de Almeida Cara e o entendimento do surrealismo por Walter Benjamin e Michael Löwy, os quais possibilitaram pensar no movimento com mais amplitude, para além do sentido escolástico que o limita aos anos 1920 e 1930 na Europa, principalmente. Tendo no horizonte esses conceitos e a análise formal da obra, cuja estrutura tensiona loucura e lucidez, é possível afirmar que ela subverte a normalidade ao mesmo tempo que se destaca de seu pano de fundo histórico, artístico e cultural. |