Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Braga, Christiano Lima |
Orientador(a): |
Peruffo, Luiza |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/258750
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Resumo: |
A entrada de setores produtivos, oriundos de países emergentes, nos fluxos internacionais de comércio deu-se de modo desigual nas últimas décadas. Se o aprofundamento da globalização, por um lado, implicou em mais oportunidades e ganhos para países desenvolvidos, por outro, países como o Brasil encontraram dificuldades em se adaptar às novas dinâmicas. Os anos 2000 foram marcados por um forte crescimento na circulação de bens e serviços criativos nos fluxos de comércio e o Brasil buscava ter um papel relevante no cenário externo; onde a cultura e a criatividade eram dimensões importantes para a promoção da imagem do país. Nesse contexto, diversas instituições se engajaram ofertando ferramentas de apoio que beneficiaram as empresas do setor do audiovisual, tendo a sua presença externa ampliada ao longo da década. A criação de acordos que estimulassem as coproduções com outros países, os instrumentos de fomento para projetos fílmicos, as ações de diplomacia cultural e a criação do programa Cinema do Brasil (CDB) fizeram parte de um conjunto de iniciativas desenvolvidas internamente para ampliar a presença da produção cinematográfica brasileira em diferentes territórios. Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar, sob a perspectiva das empresas beneficiadas e dos agentes envolvidos, a relevância e as contribuições do Cinema do Brasil para aumentar as coproduções, a circulação e a exibição externa de filmes; e para ampliar as oportunidades comerciais para as produtoras de cinema em diferentes mercados, no período de 2006 a 2019; quando houve grande visibilidade internacional para o cinema brasileiro. Esta dissertação discute criticamente a inserção internacional do país no comércio de serviços criativos. A partir da experiência brasileira, aqui se analisa também a importância das coproduções internacionais para enfrentar os desafios trazidos pela globalização no setor de cinema e se discute, criticamente, a estrutura institucional do comércio exterior voltada a promover a inserção internacional do cinema produzido no país. |