Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Maroso, Elias Edmundo |
Orientador(a): |
Santos, Maria Ivone dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/230213
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Resumo: |
Este texto integra uma pesquisa em artes visuais voltada ao atravessamento espacial enquanto objeto de estudo e conceito operatório. Refere-se a uma poética conduzida em diferentes linguagens artísticas, contextos de inserção e aportes teóricos, atenta a fluências de passagem, a circuitos de entrada e de saída. Sob o signo do atravessamento, o processo criativo alcança múltiplos espaços, impregnando-se de variações atmosféricas. No intuito de tornar tangível e movente tal assunto de pesquisa, seu desenvolvimento perpassa quatro lócus de criação, alusivos a instâncias e situações práticas: Espaço Mental, Sala Fechada, Zona de Passagem e Área Aberta. Os tipos de espaço são apresentados em quatro cadernos-seção, os quais evocam condições de atividade e tópicos relacionados a cada circunstância de contato. Para tanto, a metodologia de investigação considera particularidades da condução criativa, consoante às bases da poiética e da cartografia, além de experimentar associações e recursos favoráveis ao atravessamento. Em cursividade indisciplinar, vinte e seis proposições inéditas foram concebidas ao longo da investigação, envolvendo ensaios gráficos, diagramas elétricos, sinais para ambientes fechados, intervenções ao ar livre, distorções imagéticas e a produção de pulsos energéticos que realmente atravessam as paredes do recinto expositivo. Junto aos resultados poéticos, encontros com saberes das artes, filosofia e ciências compõem os cadernos-seção, destacando perspectivas do pós-estruturalismo e da fenomenologia bem como discussões sobre matéria e imaterialidade, crítica instituinte e táticas cotidianas. Como abertura de um fazer artístico empenhado em pensar e praticar dinâmicas de passagem, a presente tese tanto evidencia os componentes de seu processo quanto redige considerações sobre os limites e excedentes do visível, autonomia técnica e trânsitos coextensivos entre criação e entorno. |