Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2001 |
Autor(a) principal: |
Carmo, Cláudia Rejane do |
Orientador(a): |
Berger, Christa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/263009
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Resumo: |
Na presente dissertação, partimos da consideração que a telenovela age como instrumento de construção da realidade, de manutenção da ordem social, contribuindo para a perpetuação de seus aspectos fundantes, entre os quais se incluem os referentes à política de gênero. Tendo em mente esta premissa, direcionamos o foco investigativo da pesquisa para a verificação das leis que estruturam a (re)construção do habitus de gênero na telenovela, o processo de transfiguração que faz ignorar-reconhecer a violência de gênero nela encerrada. Para tanto, ancorando-nos em conceitos de Pierre Bourdieu, na Teoria da Narrativa e na reconstrução histórica de questões referentes à representação do feminino, buscamos identificar as relações existentes entre o nosso objeto de análise - a personagem Maria Regina, vilã da novela Suave Veneno (1999), de Aguinaldo Silva - e outras figuras do feminino, a fim de percebermos a ação simbólica da telenovela, cujo trabalho transforma em natureza um produto arbitrário da história, transubstanciando relações de gênero em construções sociais naturalizadas. A partir da constatação das tradições culturais presentes na conformação da personagem de estudo, decomposta em matrizes representacionais, entendemos que é através da correspondência entre estratégias artísticas da novela e paradigmas culturais vinculados ao feminino que se dá a (re)construção do habitus de gênero, a introjeção da ordem estabelecida entre os sexos como justa, natural e imutável. |