Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2000 |
Autor(a) principal: |
Bellochio, Claudia Ribeiro |
Orientador(a): |
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/33046
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Resumo: |
Este trabalho decorre de uma investigação-ação educacional realizada por estagiárias do curso de Pedagogia da UFSM, professoras já atuantes e por mim. Está centrado no ensino de Música nas séries iniciais do ensino fundamental. Reflete sobre algumas das possibilidades e limites de o professor de séries iniciais trabalhar com o ensino de Música no cotidiano de suas atividades escolares. Analisa como esse profissional da educação entende, organiza e dinamiza o conhecimento musical na prática escolar. Neste trabalho, centro o curso de Pedagogia como locus para a preparação mais qualificada do profissional da educação- professor(a), principalmente tomando como orientação a formação na universidade, assentada na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Com esses enfoques, almejo a possibilidade de reorganização dos trabalhos junto ao curso de Pedagogia e dinamização do ensino de Música nas escolas realizado por professores não especialistas em Música, mas aí atuantes. Desse modo, destaco dois focos centrais: a) a formação inicial de professores no curso de Pedagogia- sobretudo formação musical; b) a prática educativa nas séries iniciais do ensino fundamental. Muito mais do que uma teoria externa que informe ‘sobre’ o ensino de Música, é um trabalho firmemente conectado com a prática educativa ‘nos’ processos de escolarização, para que esse estudo possa informar a prática e ser por ela informado. Ou seja: é preciso ação e reflexão na e para a prática educativa. A tese está estruturada em capítulos: olhando para o problema; contextualizando teoricamente; buscando caminhos metodológicos; vivendo uma trajetória investigativa; construindo junto à prática cotidiana; olhando, construindo e ouvindo: a música na sala de aula; pedagogasprofessoras! olhando um curso, construindo junto à prática e ouvindo a música das professoras de séries iniciais. Estes se complementam e constituem um todo articulado entre revisões teóricas, a proposta de investigação acoplada à prática educativa e alguns resultados decorrentes deste processo de investigação-ação educacional no ensino de Música. |