Gilberto Freyre, Florestan Fernandes e a construção das relações raciais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Santos, Nathan Barbosa dos
Orientador(a): Fonseca, Pedro Cezar Dutra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/196469
Resumo: O presente trabalho discute, sob a tríade interpretativa autor-obra-público – proposta por Antonio Candido e expandida por Élide Rugai Bastos –, a construção das relações de raça no Brasil a partir da contribuição de Gilberto Freyre e Florestan Fernandes. Deste modo, a pesquisa se volta às duas obras dos autores que discutiram a questão racial, findando num debate entre si, estas sendo, Casa-grande & senzala e A integração do negro na sociedade de classes. Para além, o recorte proposto considera a existência hegemônica de uma ideologia dominante, para a qual as interpretações dos autores apresentam uma adição ou contraponto. A estrutura se divide, portanto, além de uma contextualização presente na introdução, em um capítulo dedicado a discussão da formação e influências dos autores, possibilitando a compreensão de suas apreensões metodológicas e visão de mundo. O capítulo subsequente se dedica a revisão crítica das obras dos dois autores, apresentando leituras de outros teóricos, bem como uma interpretação própria. Em sequência, fica introduzido o debate entre as duas contribuições e sua consequente influência com a compreensão geral da sociedade quanto às relações raciais. Por fim, as considerações finais concluem o presente esforço de pesquisa retomando os elementos de conformação do establishment racial que pertencem ao ideário dos autores. Verificou-se que, pela agenda política e adesão ideológica dos autores, suas obras emprestam, ainda que marginalmente, elementos relevantes ao establishment de percepção racial da sociedade, possibilitando uma construção ativa ou contraponto determinante às ideias dominantes, correspondente à dinâmica de formatação enquadrada a partir da teoria cultural marxista.