Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Moreira, Andréa de Castro |
Orientador(a): |
Jacques, Jocelise Jacques de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/199299
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Resumo: |
No contexto de constante evolução industrial, tecnológica e de comunicação no qual o mundo e as relações humanas se estabelecem, o modelo de produção vigente propicia a organização de um sistema baseado na efemeridade, materialismo e individualismo. Em um movimento contrário, percebe-se a latente necessidade das pessoas em estabelecer relações distintas, buscando mesmo no processo de consumo uma valorização e criação de significados; identifica-se uma demanda por experiências. Como resposta a este contexto, observa-se o crescimento, em relevância e produção, do campo do design emocional e a consolidação do entendimento da emoção enquanto fator fundamental ao desenvolvimento de produtos. As emoções possuem uma atuação central no estabelecimento de relações entre indivíduos e objetos, promovendo uma maior qualidade e profundidade nas interações. Isto oferece impactos e resultados positivos tanto quando considerado o bem-estar das pessoas, de forma individual, quanto em se tratando de vantagens à sociedade como um todo, contribuindo para a conservação e longevidade de produtos. O processo da experiência estética, estudada de forma relevante na psicologia e nas artes, explora a percepção sensorial como gatilho para o desencadeamento de emoções. Apoiando-se nesta ideia, neste estudo buscou-se estabelecer as relações existentes entre a percepção de atributos visuais e o evocar de respostas emocionais, transpondo o conceito ao âmbito do design. Para tanto, foi proposta a realização de um experimento que parte da identificação dos participantes quanto à presença de atributos e a avaliação a respeito de seu estado afetivo, em resposta a determinados estímulos visuais. A coleta de dados é estabelecida na utilização de escalas métricas contínuas e seu tratamento e processamento, na adoção do método estatístico de análise teste t por grupos pareados Por resultado, observou-se tendências de resposta entre os participantes, inferindo a existência de padrões estéticos e identificaram-se atributos visuais qualificáveis como interferentes nas relações estímulo-resposta examinadas. Verificou-se, ainda, o caráter positivo ou negativo destas interferências, relacionando análises estatísticas e análises subjetivas. Com isto, pretende-se contribuir para a construção de um conhecimento que explicite as relações entre os fatores, oferecendo embasamento teórico para o desenvolvimento de produtos visuais aos designers interessados no contemplar e explorar de questões emocionais de forma consciente e sistematizada. |