Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Fleck, Paloma da Silveira |
Orientador(a): |
Ferraretto, Luiz Artur |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/238918
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Resumo: |
O foco desta dissertação é de estudar o uso das redes sociais pelas emissoras radiofônicas de diferentes segmentos de público em um contexto de convergência midiática e as estratégias de interação, de produção e distribuição de conteúdo on-line para criar engajamento com a audiência. Para tal, foi feita a análise da utilização do Facebook, Instagram e Twitter de dez emissoras de rádio do país, de cinco enfoques de público: Gaúcha, de Porto Alegre, e Jovem Pan, de São Paulo (jornalismo); Felicidade 90.3, de Novo Hamburgo e Melodia 97.5 FM, do Rio de Janeiro (gospel); Caiçara, de Porto Alegre, e Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro (popular); Atlântida, de Porto Alegre, e Mix, de São Paulo (jovem); e União FM, de Novo Hamburgo, e Alpha FM, de São Paulo (adulto contemporâneo). As estações foram estabelecidas por índice de audiência da Kantar Ibope Media, sendo uma da Grande Porto Alegre e outra de circulação nacional. O objetivo do estudo é verificar como emissoras brasileiras de diferentes enfoques de público portam-se nas redes sociais para alcançar audiência e engajamento. Optou-se por diferentes segmentos, abrangendo perfis de jornalismo e entretenimento, afim de traçar um panorama comparativo de como estas rádios se reconfiguram para interagir com público-alvo, produzir e distribuir conteúdo – personalizado ou não – nas redes sociais. O recorte desta pesquisa foi feito para compreender mais amplamente, por comparação, os métodos de convergência midiática utilizados pelas rádios no Facebook, Instagram e Twitter. O monitoramento dessas plataformas foi realizado durante três semanas, de 13 de setembro até 4 de outubro de 2021, utilizando a ferramenta on-line de coleta de dados Fanpage Karma. Como metodologia de estudo, optou-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 2011), essa técnica é caracterizada pela relação entre métodos estatísticos e a observação de materiais, englobando, portanto, aspectos quantitativos e qualitativos do objeto de estudo. Como embasamento teórico, parte-se da Economia Política da Comunicação em sua vertente crítica para compreender a exploração das redes sociais como ampliação do conteúdo hertziano das emissoras. Obras de César Bolaño (2012; 2014), Cebrián Herreros (2001; 2007; 2012); Henry Jenkins (2008), John Thompson (2018), José Van Dijck (2013; 2018), Manuel Castells (1999), Roger Fidler (1998), Steve Warren (2005) e Valério Brittos (2012) são utilizadas como parte do referencial teórico. Como base conceitual, a pesquisa se baseia na definição de rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016) e hipermidiático (LOPEZ, 2010), além da periodização do rádio proposta por Ferraretto (2012), com ênfase nessa dissertação para as fases de segmentação, de multiplicidade da oferta e de convergência midiática. |