Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Netto, Giovana Dalcin |
Orientador(a): |
Damico, José Geraldo Soares |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/249504
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Resumo: |
Este trabalho parte dos efeitos produzidos na autora diante de algumas obras visuais e literárias do artista gaúcho Iberê Camargo (1914-1994), na articulação com elaborações conceituais da psicanálise freudo-lacaniana (Banda de Moebius, objeto a, Das Ding, etc.) e outros campos de saber, como a história, a antropologia e a filosofia. O efeito de avesso (Pereira, 2008), que parece atravessar toda obra iberiana, produziu torções neste trabalho, revirando o imaginário social do gaúcho de tipo heroico presente em boa parte das obras visuais e literárias riograndenses consideradas oficiais. Tendo isso em vista, esta pesquisa transita pela hipótese de que a obra iberiana revira a história sulina oficial em seus avessos, produzindo memória com os restos fantasmáticos da cultura que parecem ressoar o horror de violências extremas produzidas pelo espírito colonizador que nos habita e que historicamente demarcaram o corpo social. No fio associativo do significante avesso, antecipado pela obra iberiana, teceram-se enlaces com a obra literária O avesso da pele, de Jeferson Tenório, e com a lenda A Salamanca de Jarau, de Simões Lopes Neto. Por fim, as obras artísticas trabalhadas nesta pesquisa antecipam à psicanálise importantes reflexões sobre nosso tempo, assim como, ao revirarem a imagem absoluta do mito do gaúcho heroico, se aproximam de um dos efeitos mais radicais de uma experiência psicanalítica: a queda da imagem absoluta do pai ideal. |