A física e os instrumentos musicais construindo significados em uma aula de acústica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Silva, Douglas Krüger da
Orientador(a): Pereira, Alexsandro Pereira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/174341
Resumo: Este trabalho versa sobre desenvolver a habilidade de “reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos” (BRASIL, 2009, p.8) de uma forma menos tradicional. O objetivo foi abordar o conteúdo de acústica utilizando instrumentos musicais (violão, guitarra, flauta, xilofone, lira...). A partir de ondas estacionárias em tubos sonoros e cordas vibrantes, foram elucidados os conceitos de altura, intensidade e timbre, relacionando com os conceitos básicos de ondas – frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade de propagação das ondas em cordas de diferentes densidades lineares, entre outros. Também foram trabalhadas notas musicais e conceitos bem básicos de formação de acordes. A proposta foi aplicada com os dois nonos anos de um colégio particular bastante tradicional de Novo Hamburgo: o Colégio Marista Pio XII. Nesta fase final do Ensino Fundamental, o colégio disponibiliza aos seus alunos cinco períodos de Ciências da Natureza, distribuídos em: um de Biologia, dois de Física e dois de Química. A ideia é que fossem trabalhadas Competências e Habilidades comuns aos componentes curriculares, por meio de sequências didáticas. O trabalho foi aplicado em um total de seis encontros, cada um com duração de 50 min. Alguns desses períodos foram dedicados a aulas puramente expositivas, outros deles com aulas expositivas dialogadas, com a utilização de uma espiral de caderno, uma guitarra, um cavaquinho, instrumentos de sopro e do computador, onde interpretamos as frequências fundamentais emitidas pela vibração das cordas e do ar em tubos sonoros com o software Spectrogram1. Como referencial teórico, utilizamos a teoria sócio-interacionista de Vygotsky e alguns conceitos de alfabetização científica. A discussão e o manuseio de instrumentos musicais em pequenos grupos fizeram com que os alunos interagissem entre si e com o professor, favorecendo a construção do conhecimento e a interação de signos. A partir dessas interações aluno - instrumentos musicais, professor - aluno e aluno – aluno, o objetivo era abrir espaço para questionamentos, discussões e reflexões, de maneira que o conhecimento fosse sintetizado por todos. Como referência para o planejamento de ensino, construção do significado das aulas e análise das interações, utilizamos uma ferramenta analítica de Mortimer e Scott (2002).